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Jornal Mojub Efn
Desde: 29/12/2009      Publicadas: 60      Atualizao: 14/09/2013

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 Noticias do candombl

  20/12/2011
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Iw (o bom carater

A importncia dada ao bom carter (w pele)

Iw (o bom carater
COSTUMES E TRADIES
Verificamos uma grande semelhana entre os costumes tradicionais dos iorub - independente de
religio, e os rituais nas cerimnias dos candombls de Ketu, no Brasil. No pretendemos, nem
sequer podemos, discutir fundamentos. Queremos apenas mostrar pontos comuns entre os
antigos hbitos dos povos que formavam o grupo iorub e o comportamento atual dos adeptos da
religio trazida para o Brasil. Acreditamos em uma adaptao dos costumes para propiciar a
aplicao dos fundamentos.
Cuide de suas maneiras
Cuide de suas maneiras, meu amigo!
A honra pode abandonar nossa casa,
e a beleza, s vezes, acaba.
O rico de hoje pode ser o pobre de amanh.
A honra como o mar,
e tambm a onda da riqueza;
ambas podem escapar de nossa casa.
Mas as boas maneiras acompanham-nos
at ao tmulo.
O dinheiro no nada,
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As boas maneiras que so
a beleza da humanidade.
Se voc tem dinheiro, mas no se comporta bem,
quem ir confiar em voc?
Ou, se voc uma mulher muito linda,
mas no se comporta de maneira adequada,
quem desejar t-la como esposa?
Ou, ainda, se voc muito educado,
mas engana as pessoas,
quem confiar em voc para negcios?
Cuide de suas maneiras, meu amigo.
Sem bons modos, a educao no tem valor.
Todos amam uma pessoa que sabe se comportar.
Esta poesia iorub retrata bem os costumes e a importncia que o povo d educao e honra.
TOJ W RE
Toj w re, ore mi!
Ol a ma si lo n"il eni,
Ew a s ma s l"ra enia,
Olw n "ndi ols b" d"ola
kun l"ola, kun ngb oro,
Gbogbo won l" "ns lo nl eni;
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Sgbon w ni "mb"ni d sree,
Owo k je nkan fn "ni,
w l"ew l"omo enia.
B o l"w b o k n "w "nko,
Tani je f"in tn o b ""ohun rere?
Tb b o s "e obrin rogbodo,
B o b jn s "wa t ed "nfe,
Tan je fe a s"l b aya?
Tb bi o je onjbt enia,
B a tile mo w modj,
Tan je gb "se aje fn o se?
Toj w re, "ore mi,
w k s, eko d"gb,
Gbogbo aiye ni "nfe "ni t" je rere.
A importncia dada ao bom carter (w pele)
w o que caracteriza uma pessoa sob o ponto de vista tico. Para ser feliz uma pessoa deve ter
w pele, pois quem tem bom carter no entra em choque com os seres humanos nem com os
poderes sobrenaturais. Esse o mais importante dos valores morais iorub, e a essncia da f
consiste em cultiv-lo.
A lenda de w relatada na literatura de If.
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w era uma mulher de rara beleza com quem Ornml se casou, aps ela ter se separado de
diversos outros deuses.
Apesar de sua beleza, w tinha maus costumes e falava demais, sendo ainda preguiosa e
irresponsvel.
Depois de algum tempo de casados, Orunmila, no podendo suportar o mau comportamento de
sua esposa, mandou-a embora.
Entretanto, quando w partiu, Ornml percebeu que no podia viver sem ela. Perdeu o respeito
dos vizinhos, sua prtica divinatria perdeu o valor, seus clientes se afastaram, ficou sem dinheiro,
enfim perdeu tudo e foi desprezado por todos.
Tentando achar uma soluo, vestiu-se de Egngn e saiu por a, procura de w. Foi casa dos
16 odu de If procura da esposa, cantando na porta de cada um:
"Grande Sacerdote de If de Ajer,
Adivinho de Ajer,
Onde voc vir w, diga-me.
w, w que estou procurando.
Se voc tem dinheiro, mas no tem w,
O dinheiro no seu;
w a pessoa que eu procuro.
Se algum tem filhos, mas no tem w,
As crianas pertencem a outra pessoa;
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w, w quem ns procuramos...
Se temos uma casa, mas no temos w,
A casa no nossa, de outra pessoa.
w, w o que procuramos.
Se voc tem roupas, mas tem falta de w,
As roupas pertencem a outra pessoa.
w, w o que procuramos.
Todas as boas coisas da vida que um homem possui,
Se ele perder w, elas passam a pertencer a outra pessoa.
w, o que estamos procura!"
(Ogbon in, awo Alr;
Df fn Alr, j Os,
Omo Amrin kn dogbon agogo.
morn, awo Ajer, Dif fun Ajer,
Omo gbj koroo j jle.
Nbo l gb rw fn un o,
w, w l n'w o, w.
n b o lw, t nw,
Owo olw ni.
w, w l n'w o, w.
Omo la b,
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T nw, Omo olomo ni.
w, w l n'w o, w.
B a nl, t nw,
Il oml ni.
w, w l n'w o, w.
B a lso,t nw
Aso, also ni.
w, w l n'w o, w.
Ire gbogbo t a ni,
T nw.)
Depois de grande procura Orunmila achou w casada com Oljo. Quando cantou na porta de Oljo,
este foi porta receb-lo e recusou-se a devolv-la. Ento eles comearam a brigar. Ornmil bateu
em Oljo com a perna de uma cabra que havia sacrificado antes de sair de casa. O impacto atirou
Oljo a muitas milhas de distncia, e w foi levada de volta para sua casa.
Ao analisar a lenda vemos as vrias razes da importncia dada a w.
Primeiro importante que o bom carter seja simbolizado por uma mulher. No folclore iorub as
mulheres representam os dois extremos - amor, cuidado, devoo e beleza, versus fraqueza,
deslealdade e falsidade. S as mulheres podem simbolizar essa dualidade, de acordo com o
conceito iorub.
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A lenda mostra ainda que o homem deve cuidar de seu carter to bem como cuida de sua esposa.
Da mesma forma que manter a esposa obrigao do marido, o bom carter deve ser uma
obrigao para os que tm f e querem viver de forma correta.
As mulheres so consideradas bruxas e podem at ser mentirosas, mas os iorub crem que a
sociedade no pode sobreviver sem elas. Da mesma forma, pode ser difcil ter bom carter, mas
no se pode ser feliz sem ele.
w foi uma mulher que perdeu os bons hbitos. Significa que o homem que quer ter bom carter
deve estar preparado para encarar egbin - coisa suja - e passar por algumas situaes
desagradveis, que podem ofender sua dignidade e decncia. Mesmo assim no deve se desviar
do bom caminho, para no perder a essncia e o valor de sua vida.
Os versos equiparam w aos bens materiais que os homens almejam: dinheiro, filhos, casa e
roupas. Um homem que tem bens materiais, mas no tem carter, provavelmente ir perder tudo
para uma pessoa de carter, que saber melhor tomar conta desses bens. w o atributo de
maior valor entre todos, no sistema iorub.
Vemos que o costume dos zeladores de santo, de transmitir ensinamentos atravs de lendas
(itans) em que os Orixs se comportam como pessoas comuns, com seus
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defeitos e fraquezas, tambm uma herana da cultura tradicional iorub.


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